quarta-feira, 4 de maio de 2011

Processo rápido demais!

Participar da disciplina de Prática Teatral 1 está sendo muito proveitoso porém o processo está sendo muito rápido... nossos ensaios rendem, mas ficamos apreensivas pois ainda temos tudo para fazer...cenas, cenário, figurino, iluminação, bonecos... e já marcamos a nossa estréia no CEART, será dia 4 de julho às 16 horas e 30 minutos no Laboratório 1. As outras duas apresentações serão em Escolas a confirmar mais a frente.
Há duas semanas atrás trabalhamos os personagens dos marinheiros com texto, para sentir como eles usariam a voz. Cada uma das atrizes escolheu uma frase do seu personagem e caminhando pela sala buscou diversas entonações com a voz trabalhando a respiração e os centros de ressonância do corpo. Fizeram muitas descobertas.
Os três marinheiros entraram com mais sintonia no espaço a partir do trabalho com ritmo corporal experimentando os diversos sentidos do corpo: começamos com os olhos abertos, mas depois de quase 30 minutos de exercício fechamos os olhos para utilizarmos apenas a partir do som feito pelo movimento. 
Caminhando pelo espaço trabalha-se: passo-palma-passo-palma (intercaladamente); passo-salto-passo-salto (intercaladamente); passo-palma-salto-passo-palma-salto (intercaladamente)...

No dia 29/04/2011 a professora Vera assistiu ao ensaio. E foi muito interessante apesar pois percebemos que podemos acelerar o processo indo direto para a cena. Não é um processo que eu, Fabiana, curto muito pois acredito que o trabalho de corpo, fora de cena, para um espetáculo é essencial. Porém o tempo é curto! Restam apenas 23 ensaios, isto é no máximo 70 horas para arrumar tudoooooooo!

Neste dia trabalhamos com o sistema rasaboxes: Inventado na década de 1980 e 90 por Richard Schechner, artistas rasaboxes oferecem uma ferramenta concreta de acesso físico, expressar e gerir os seus sentimentos / emoções no contexto da performance.

Os oito rasas - em sânscrito, com traduções em bruto - são: Adbhuta (surpresa,admiração), Sringara (amor eros), bhayanaka (medo, vergonha), bibhatsa (desgosto,revolta), vira (coragem, o heróico), hasya (riso, o cómico), Karuna (tristeza,compaixão), e raudra (raiva). No século 11, o budista desempenho teóricoAbhinavagupta adicionado um nono rasa, santa (paz, felicidade). Santa é a "clara luz",a combinação perfeitamente equilibrada mistura de outros oito rasas. Em rasaboxesque são fisicamente uma grade produzindo nove caixas de igual tamanho, a "caixasanta" fica no centro. Ninguém realiza santa - mas às vezes pode-se sentir no direito de entrar santa, para estar em perfeita harmonia, mesmo que apenas para o momento.
Exercícios nos rasaboxes  vão desde a expressão muito simples e pessoal de cada rasa individualmente por meio de desenho, respiração, gestos, agindo e vocalizando até combinações complexas de rasas executadas por diversas pessoas simultaneamente. Exercícios rasaboxes são psicofísica, envolvendo todo o corpo-mente. De que compõem o corpo e orientar a respiração, o trabalho leva passo a passo para exercícios de som e movimento que pode usar objetos e textos, músicas, máscaras - e muito mais. Há uma imprevisibilidade em rasaboxes em termos de meios. Durante cada oficina, novas formas de acessar e expressar as emoções são encontrados.
Nossa pretensão maior não foi trabalhar com as emoções e sim com a respiração e os gestos que os rasas pediam.

Esta semana os horários serão dedicados a confecção dos bonecos. 
No sábado passado já testamos alguns materiais. Voilá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe cometários, ficaremos felizes!